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A Influência Social

A influência social envolve o exercício de poder social por uma pessoa ou grupo para mudar as atitudes ou o comportamento de outras pessoas numa situação particular. As ideias, atitudes e acções do outros interferem nas nossas opções, pensamentos e sentimentos.

Condescendência,normalização,conformidade,obediência e inovação representam as cinco principais consequências comportamentais da influência social.

A condescendência ocorre quando as pessoas agem publicamente de acordo com um pedido directo,em que a pessoa concorda em comportar-se de acordo com esse pedido, ainda que discorde dele em privado.
Tais pedidos acontecem no nosso dia-a-dia tais como um amigo pedir-nos para pagar a factura da água porque não está em casa,pedir para não fumar no carro...
de acordo com tais pedidos existem quatro estratégias que se podem pôr em prática para se obter condescendência:

-A associação de um pedido com situações de boa disposição e positivas, na medida em que o humor positivo leva as pessoas a estarem mais susceptíveis para aceitar um pedido e comprometerem-se num leque de comportamentos;

-A norma da reciprocidade, em que é feito um pedido depois de se ter prestado um favor. O que usualmente acontece é as pessoas usarem o pequeno favor prestado para usufruírem de um grande pedido ou ainda a chamada técnica de "porta na cara" em que passando de um grande pedido para um mais pequeno, a pessoa que pede parece ter feito uma concessão e assim a pessoa alvo vê-se como que obrigada a condescender. Acontece por exemplo na parte politica, em que diversas associações pedem fundos ao Governo para a sua sustentabilidade e quando vem a aprovação o valor vem negado,assim sendo, o próximo passo será minimizar o pedido para que este seja aceite e assim sucessivamente.

-A criação de compromisso,levando a pessoa a concordar primeiro ou com um pedido inicial mais pequeno ou sob condições falsos.Esta técnica tem o nome de "pé na porta" em que leva-se a pessoa a concordar com um pedido mais pequeno (por ser mais fácil a tarefa) para depois atingirmos o maior,aquele que realmente nos importa e como a pessoa já aceitou a pequena acção interior torna-se mais fácil concordar com um pedido maior.
-O recurso à reactância psicológica em que as pessoas experienciam um estado de activação desagradável quando crêem que a sua liberdade de escolha está ameaçada.As pessoas podem ser induzidas muitas vezes a comprometerem-se com um comportamento informando-as de que não podem. O exemplo mais claro desta estratégia são os vendedores quando nos informam que aquele produto é o último que têm para venda e dificilmente o cliente será incapaz de o adquirir mais tarde!Criam por assim dizer uma ilusão de escassez.

A normalização é a influência reciproca dos elementos de um grupo em situações em que não existe consenso da maioria, somente aproximam posições uns dos outros.Nesta medida, a existência de normas sociais contribui para a construção de modelos de orientação do nosso comportamento,onde nos enquadramos.Criam ordem e estabilidade e a sua necessidade origina o processo de normalização ou adequação ao grupo.
O estudo da formação de normas tem inicio com as experiências de Sherif, Musafer Sherif,com o efeito autocinético
em que, segundo ele,o nosso comportamento colectivo é moldado pelas normas. Todo o grupo que possui uma certa continuidade possui um sistema de atitudes,valores,leis e normas que regem as relações entre os indivíduos.Em ponto de conclusão Sherif diz-nos que todos nós precisamos de limites na nossa vida,de referenciais que nos dêem confiança para continuar ou simplesmente escolher.
Em sumo, com a experiência do efeito autocinético o que Sherif nos tentou mostrar foi que quando estamos perante a incerteza acerca de como interpretar ou julgar acontecimentos nas nossas vidas, somos susceptíveis de ser influenciados pelos outros.

A conformidade ocorre quando os indivíduos modificam os seus comportamentos ou atitudes para aderirem às normas sociais existentes,isto é, regras amplamente aceites que indicam como as pessoas se devem comportar em certas situações e nas circunstâncias especificas. esta norma acontece com uma frequência incrível,pois é muito mais fácil deixar-se levar pela corrente de um rio do que nadar contra ela.É mais fácil vestir-se e pentear-se de acordo com toda a gente e até comportar-se do que enfrentar a opinião geral e fazer algo de diferente.
Assim, a norma da conformidade consiste em aceder à pressão do grupo quando não se faz um pedido directo para concordar com o grupo.
Numa tarefa fácil e sob pressão, como reage o sujeito? Asch efectuou alguns estudos que demonstraram o efeito dos julgamentos do grupo sobre o comportamento do indivíduo http://www.youtube.com/watch?v=iRh5qy09nNw e segundo ele existem três tipos de indivíduos:

-Os falsos independentes,que pensam diferente mas perante o contexto seguem o experimentador ou alteram a sua opinião;
-Os verdadeiros independentes, que não hesitam e mostram-se inabaláveis;
-Os conformistas, que seguem a maioria

Factores como a condescendência(já anteriormente explicado), a identificação pelo facto de não pretendermos ser considerados a "ovelha negra" e a interiorização em que esquecemos as nossas crenças e aceitamos a opinião do grupo leva cada individuo ao conformismo, na medida em que perante determinados contextos poderemos manter a nossa resposta ou simplesmente abdicar dela em prol do grupo e temos de ter presente que quando estamos em desacordo com as opiniões das pessoas que nos rodeiam ficamos numa posição difícil mas que poderemos ou não manter.
"Às atitudes não se fazem coincidir comportamentos"

A obediência ocorre em situações em que as pessoas mudam o seu comportamento em resposta a ordens directas dos outros na medida em que uma pessoa ou um grupo tem a autoridade legitima para influenciar o nosso comportamento em certas situações sociais.Milgram investigou a obediência à autoridade fazendo com que sujeitos administrassem choques eléctricos cada vez mais fortes de acordo com a exigência do experimentador

Até onde vão as pessoas?Quanto maior o distanciamento, maior é a obediência

A inovação refere-se ao processo de criação de novas normas com o intuito de substituir as existentes. Serge Moscovici remete-nos para o poder das minorias.
Se é a maioria que controla e se os opositores são afastados, como se muda o sistema?é frequente a exclusão dos desviados mas em determinadas situações as minorias influenciam as maiorias (movimento feminista).
Na inovação, a habilidade da minoria é o factor essencial para a mudança,nomeadamente a sua auto confiança e a forma de expressão como meio de exercer influência, assumindo um aposição consistente e resoluta.

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