Avançar para o conteúdo principal

Sistema Nacional de Saúde

Acabei de ouvir uma notícia no telejornal e sinceramente sinto-me incrédula!
Como é possível no ano de 2014, o nosso sistema de saúde funcionar assim? E digo assim...tão mal!Tão pessimamente mal?

Como é que se explica que alguém espere 2 anos em meio hospitalar para fazer um exame?
Como é  que tanto se apela para serem feitos rastreios como meio de prevenção e despiste, e depois, quando os cidadãos os fazem...ficam na mesma? Ou piores, pois sabem que algo não está bem na sua saúde e são confinados a uma lista de espera em meio hospitalar e vivem com a agonia da espera...

Espera essa que, como neste caso, acabou por ser prejudicial, uma vez que o cancro desta senhora tornou-se inoperável...é ou não é angustiante?
Se as pessoas são encaminhadas para o hospital, para consultas ou exames é porque precisam, é porque é urgente, ou em muitos casos já é o último recurso. Temos direito a esse serviço, temos direito a ser atendidos o quanto antes. Os serviços têm de dar resposta o mais breve possível, cada médico, cada enfermeiro, cada profissional de saúde tem também o dever de se mexer, de avançar nos processos, de bater o pé junta das direções, de fazer todos os dias mais um pouco...e não somente fazer greves, pensar nos cortes e na crise...

Com a saúde de cada um de nós não se brinca. Existem cidadãos que não têm dinheiro para pagar exames no sistema privado, pois isso implica ficar o resto do mês com algumas dificuldades acrescidas às existentes...se o sistema nacional de saúde existe é para usufruirmos dele...mas também compete a quem lá está dar vazão a tantas processos, tantas listas de espera...arranjar soluções...

Ficamos doentes de tanto esperar...ficamos ainda mais doentes por não termos alternativa...e o que me revolta ainda mais é que muitos desses profissionais de saúde que desfilam pelos corredores dos hospitais sem sequer olharem para o lado, a meio da tarde ou durante um ou mais dias por semana estão sentados na cadeira de uma qualquer clinica privada!!

Sim, a culpa é do sistema e não somente dos profissionais! Também concordo. Mas se pensarmos todos assim, então ninguém se mexe e de nada adianta fazer o que quer que seja e tanto me faz ser considerado bom ou mau profissional pois a culpa será sempre do sistema!! ERRADO!!
É desesperante aguardar por uma consulta, ou exame...esperamos hoje, amanhã e no outro dia lá vem a carta com a marcação...e se tivermos sorte ainda nos ligam um dia antes a desmarcar porque a médica não pode...pois!! Mas nós também não podemos esperar...nós estamos doentes...e a doença pode avançar ...de tal forma que seja tarde demais!! E depois? De quem é a culpa? Do sistema novamente não é?

Certo é que existem poucos profissionais, é certo. Mas quando eram muitos mais, as coisas funcionavam??
Ou simplesmente agora adotou-se o chavão dos "cortes no sistema" e esse mesmo chavão serve de justificação para tudo quanto corre mal ou menos bem?!

A.Pinheiro
08/01/2014





Comentários