Avançar para o conteúdo principal

As mulheres e a maternidade

Porque será que quando uma mulher chega aos 30 anos a pressão sobre o fator "maternidade" tem tendência a ser impulsionada por todos aqueles que as rodeiam?
Perguntas frequentes como então para quando é, não achas que está na altura, estás à espera de quê passam a ser frequentemente dirigidas e por vezes em resposta sai simplesmente um ligeiro sorriso amarelo pois nem as próprias sabem bem o quer responder, quer-me parecer!

Na maioria dos casos acredito que não exista um motivo...vai-se simplesmente adiando algo que se pode efetivamente adiar!
Primeiro porque devido à crescente emancipação da mulher, esta acaba por ter outros objetivos de vida que antigamente não constavam sequer nos pensamentos femininos. A mulher de 30 anos dos nossos dias pretende terminar os estudos e muitas das vezes ainda arrisca colocar-se em pós-graduações ou formações complementares. Essa mesma mulher,posteriormente quer encontrar um emprego de acordo com a sua qualificação, e sendo nova obviamente que quando o consegue dedica-se de pedra e cal ao trabalho, à motivação dessa nova etapa para conseguir ficar e ser promover e apreender enquanto tem essa mesma oportunidade ( que acaba por ser tão dificil hoje em dia!). Essa mesma mulher também pretende ter uma casa ou um apartamento "da moda", com as cores mais in do momento, e para tal, delicia-se a escolher coisas novas para o seu ninho...devoram-se revistas de decor, escolhem-se cores. papel de parede, tecidos in...Essa mesma mulher gosta de passar domingos de pijama e férias de verão com o grupo de amigos ou o seu mais que tudo. Essa mesma mulher, partindo do principio que mantem uma relação e que por isso mesmo as pessoas ainda a questionam mais sobre o porquê de não ter filhos, pondera algumas vezes como será o seu namorado enquanto pai...se a ajudará, se estará presente ou se cairá sobre ela o maior peso onde se imagina toda desgrenhada em noites mal dormidas e olheiras de cair para o lado...

Essa mesma mulher vai dando respostas como não há pressa, ainda sou nova, temos muito tempo, queremos aproveitar ...e a verdade é que a pressão se torna imensa na cabeça de cada uma dessas mulheres...e no entretanto quem paga é o amor...porque no entretanto deixa-se de fazer amor e está-se a fazer um filho!!

Na minha modesta opinião, e porque não estou sobre pressão nesta matéria, acho que é uma questão de timing, de responsabilidade, de Amor...de acontecer!!

A.Pinheiro
06/10/2014











Comentários