Avançar para o conteúdo principal

Ensaio sobre a cegueira



"Nenhum médico é capaz de curar a cegueira da mente."
(Textos Judaicos)


Por ocasião da morte de José Saramago, tive a oportunidade de assistir ao filme "Ensaio sobre a Cegueira", e digo sinceramente que mexeu comigo. Não espera que fosse tão significativo para ser sincera e tenho agora curiosidade para ler o livro, já que a sua escrita não é de fácil compreensão, intriga-me perceber se a leitura me remete automaticamente para as imagens do filme.

Aconselho a ver, sim! É uma história de caracteres, a análise da personalidade de cada um de nós que em condições fora da normalidade se transformam...
Eu pelo menos entendo como uma narrativa que nos leva a reflectir sobre os nossos valores morais e sociais, a ética e o preconceito.
O facto de ser mostrada uma cidade toda ela "cega" e a "benção" da imunidade duma mulher que ajuda tudo e todos, vivenciando horrores que mais ninguém vê...seria melhor fechar também ela os olhos perante toda uma sociedade repleta dos mais variados preconceitos?

"Agora vou eu perder a visão"...ou algo parecido, é uma das ultimas frases ditas pela mulher imune à cegueira numa altura em que todos aqueles que perderam a visão a recuperam a pouco e pouco...
Estará ela ou qualquer pessoa que passasse pelo mesmo preparada para tolerar depois de tantas necessidades extremas o carácter de toda uma sociedade?
Eu entendo assim e penso que se rever uma segunda vez o filme mais questões me virão ao pensamento em tom de reflexão...

A nossa mente comanda o nosso corpo...em qualquer circunstância!Podemos cegar da vista desde à nascença ou por uma fatalidade da vida, poderá ou não ter cura pela parte de um profissional...agora da nossa mente nenhum médico por mais profissional que seja cuidará dela tão bem como nós!

Comentários

  1. Conseguiste avivar a minha curiosidade....e vai ser com certeza um dos próximos filmes que vou ver!
    Obrigada por esta visão...vamos a ver o que a minha mente me diz agora...
    beijo

    ResponderEliminar
  2. tb já ouvi falar muito do filme.. penso ser uma boa sugestão.. uma pequena,grande lição de vida.. beijo o obrigado pela sugestão

    ResponderEliminar

Enviar um comentário