
A noite passada adormeci com o pensamento numa conversa que calhei a ter com uma amiga,enquanto bebíamos um cafezinho e fumávamos umas cigarradas.
Começou-se a falar de trabalhos e de ordenados entre outras coisas e segundo ela ficou estupefacta com o que ganho!!
Calma...não ficou estupefacta pelo facto de ser chorudo mas sim por achar pouco!
Trabalho na área da Solidariedade, numa IPSS, e sem duvida alguma que quem pensar em fazer o bem dito do pé de meia parece-me um pouco difícil, mas não impossível, é preciso que se note!
Tenho a noção e, desde que estou a trabalhar na área mais esclarecida fiquei de que a acção social desempenhada nestas Instituições é sim senhora mal remunerada!
Mas nem sequer me vou pôr a especular de quem é a culpa,até porque para mim a questão não vai muito para ai. Sabemos sim que estas Instituições não conseguem "andar" sozinhas, têm bastantes despesas em prol duma população e por mais que desejem recompensar as suas colaboradoras nos seus vencimentos, essa questão torna-se de todo impossível!
E quando falo em retribuições, é nesta palavra que "revejo" todo o sentido do meu trabalho, acreditem!
Podemos não ser retribuídas na conta bancária ( e sim,o dinheiro faz imensa falta), mas desde que se consigam conciliar as coisas as retribuições que recebemos dos idosos, da população que ajudamos, das crianças que auxiliamos, das vidas que incentivamos a encontrar um caminho...epa tudo isto me compensa em qualquer sentido!!
É bonito de se ver mas ainda mais bonito de se sentir o bem estar com que deixamos as pessoas que auxiliamos nas suas casa, as pessoas que acolhemos na nossa Instituição e a forma como convivem e riem uns com outros...temos a possibilidade de lhes dar alegrias, passeios, bem estar, calor humano, comidinha quente, brincadeiras...tantas e tantas coisas que por vezes em Vidas tão difíceis pelas quais passaram não puderem ter nada disso...
Temos a oportunidade de lhes dar um Tempo de reviverem, sem dúvida! Digo-o com toda a certeza e com lágrimas nos olhos porque ao escrever consigo visualizar situações de necessidades que vamos encontrando e depois perceber o processo pelo qual essas pessoas passaram para agora se sentirem bem...
É bom o trabalho destas Instituições em prol do Social, muito bom mesmo acreditem! Muitas vezes, estas Instituições só precisavam de um pouco mais de confiança e de integração da comunidade que as rodeiam...como ajuda, como publicidade, como meio de incentivo...
Por exemplo...quantos de nós tem a ideia pré concebida de que os lares ou sítios onde estão os idosos cheiram a chichi?quantas pessoas têm a ideia de que a comida são papas?de que eles estão todo o dia com a cabeça pendurada e a babarem-se?
Epa, mentiras...puras mentiras!!! Não digo que não aconteça em alguns sítios sim...mas sítios algumas vezes sem condições, sítios onde as próprias famílias os deixam sem sequer lá voltarem!
agora de resto na maioria dos casos isso não acontece,quero acreditar que não ou então sou eu que felizmente trabalho numa Instituição que vive à parte deste Mundo...só pode!!
Convido as pessoas a verem, a informarem-se...a acreditarem!!
Porque trabalhar em prol dos outros não é para enriquecer...não, acho que não é mesmo!Mas eu também não faço questão de ser rica..
Faço sim questão de me movimentar num Mundo em que sinta que faço algo para mudar, ou, quanto mais não seja, para melhorá-lo!
Sei que me agarro a tudo aquilo em que acredito com unhas e dentes e acredito no bem em prol de quem precisa mesmo!!
Faz-me bem a mim própria, faz- me saltar as lágrimas dos olhos em ver a aflição de que necessitam e depois o agradecimento que se vê naqueles rostos cansadas, cheios de rugas e sem sentido para nada...
"Nós" somos o alento de quem mais precisa e isso não há dinheiro que pague, venha quem vier!
(e não é por comodismo, mas sim afeição e por Ideal de Vida...)
Teria muito para dizer mas ficar-me-ei por estas palavras...admiro-te muito...e o mundo fica sem dúvida enriquecido por existirem pessoas como tu!
ResponderEliminarbeijinho grande