Avançar para o conteúdo principal

Carta ao Pai Natal

"Querido Pai Natal, 
Aproxima-se a altura dos muitos pedidos dos meninos e das meninas depois de um ano longo, a ansiedade chega a cada um de nós...todos esperamos recompensas e sei que não costumas abandonar nenhum dos teus pedidos.
Acho que sabes que nunca fui uma menina de pedinchar assim muito, mas este ano é um ano especial e portanto o pedido também ele é deveras especial. O que gostaria de ter aqui ao pé de mim, sabes Pai Natal, era também o meu pai. Não é assim um Pai natal de barbas brancas como tu, mas é também Pai e sabes, faz-me muita falta. Tu sabes essas coisas não sabes?
O meu pai não me dava muitas prendas como tu trazes no teu grande saco, mas eu não me importava, dava-me a maior das prendas, sei-o agora já crescida...amou-me sempre com todos os meus defeitos e qualidades, e ensinou-me a amá-lo da mesma forma. Mas sabes, acontece uma coisa muito estranha, antigamente às vezes eu também chorava. Ou porque o Pai me ralhava, ou porque eu me enervava, por essas coisas todas que tu tão bem sabes que acontecem nas famílias, mas depois passava não é? Mas sabes, o estranho é que agora não passa. E mais. Dói. 

Dói tanto, Pai Natal. Parece que às vezes até fico sem respiração, não te consigo explicar muito bem. Mas assusta-me um bocadinho. E então o pedido que te tenho a fazer é que me tragas no teu saco menos dor. Que tragas nesse saco uns pózinhos de magia lá da tua fábrica para eu não chorar tanto e para o meu coração não me doer. Achas que pode ser?
Ou então trazes-me um coração mais pequenino, assim não vai caber lá tanta coisa e pode ser que também doa menos, o que achas?
Mas depois também tenho de te dizer outra coisa, tive essa ideia do coração mais pequeno , mas talvez não seja boa ideia porque depois posso não conseguir guardar lá as lembranças do Pai, pode ser pequeno demais e tenho muito medo de me esquecer dele.
Achas que me vou esquecer dele, Pai Natal? Isso não acontece pois não? As meninas e os meninos nunca esquecem os Pais, pois não?Nem a cara, nem o cheiro nem o som...não pois não? Eu não queria nada que isso acontecesse, ajudas-me a lembrar-me sempre?

Sei que não me podes dar exatamente o que quero, ou o que preciso. Já sou uma menina crescida para saber isso, mas sabes,vou te confessar um segredo...às vezes quando estou assim muito triste gosto de olhar lá para cima, para o céu e pedir aos pontinhos cintilantes que trocava 5 minutos da minha vida de menina por um abraço do pai ou um som ou um cheiro ou que pudesse gritar por ele ao longe, alto e bom som, tal como fazia quando abria a porta de casa: "Paiiiii, ohhh paiiiii cheguei..."
Pai Natal, espero que o teu trenó venha carregado até à minha chaminé com menos dor, com mais força, com menos lágrimas e com muito amor para todos aqueles que me cuidam e que eu faço por cuidar também.
Se achares os meus pedidos assim um pouco confusos, eu não vou ficar triste,basta que me "mostres" calma na alma... 
Um beijinho e uma puxadela nas barbas 
Da menina Andreia "

Pai, 
Que nos acompanhes, mais uma vez, nesta altura...momentos familiares em que sentimos ainda mais a tua ausência...a mesa ficará mais pobre este ano por mais recheada que a queiramos fazer parecer. Os nossos corações esses nem existem palavras para tamanha angustia...sabemos que o primeiro ano de cada coisa será sempre uma dor sem fim que nos abala e nos consome dia e noite...
Lamento tanto não estares cá. Ias buscar a árvore, ajudavas-me com as bolas coloridas e depois de as luzes estarem colocadas olhavas para mim e dizias " Hã, fizemos um bom trabalho , não fizemos Andreia?" Oh Pai, 6 meses este mês...cada vez parece mais mentira e quanto mais penso mais acho irreal...Levo-te o frasquinho de Natal que fiz para ti e gostaria de sorrir-te mas não está fácil de conseguir...Desejo que passe rápido, bem rápido esta época porque ainda sinto mais a tua falta. Desculpa por não conseguir ser tão forte como me querias ver, com certeza.

Que estejas connosco na mesa de consoada
Feliz Natal, Paizinho


Com amor da tua menina
Andreia 
14/12/2016


Comentários