Avançar para o conteúdo principal

Linchamento

"Apetece-me ralhar e gritar com todos e com tudo...com o  Sistema Nacional de Saúde, com os médicos e enfermeiros, com as administrativas e até com os doentes e seus familiares...tudo!!"

Acredito que este seja um pensamento generalizado na maioria de algumas pessoas que usufruem do SNS e que se encontram doentes...e falo em doentes com doenças graves, crónicas...não doentes de irem ao médico de familia!! (Sim porque por mais cruel que pareça, para mim isso faz diferença...muita até!)

Mas bem...o que é certo é que anda tudo às aranhas e quem "paga" acaba por ser quem precisa! A ordem de cima é para cortar e então toca a cortar...
"Hoje vou dizer a este que isto é tudo contra-indicado e assim é menos um!"

Não sei se é o caso mas é o que dá a entender e nestas coisas até me considero bastante justa, mas quando nos toca, nem sempre conseguimos ser tão imparciais mas penso não ser o caso, apesar de me doer muito ter de ouvir certas coisas...

Um bom profissional deveria sempre colocar-se do lado de quem está doente. Sou apologista de que não se deve esconder nada e que o doente tem o direito de saber tudo o que lhe diz respeito mas...com peso e medida e de uma forma...mais próxima...mais humana!

Ou será justo cortar em 5 minutos a esperança de toda uma caminhada? Será proveitoso para a caminhada que ainda resta ao doente ficar esmorecido, sem pingo de coragem e a sentir-se derrotada, de pés e mãos cortados?! Será isto prudente, viável, profissional?!

Não digo que devam dar palmadinhas nas costas mas caramba...são processos tão morosos, tão minuciosos, processos que passam pelas mãos de não sei quantos especialistas, cada um tem uma opinião, mas que até acaba por seguir um rumo de consenso...e o doente tenta seguir tudinho à risca para não falhar nada por causa dele, para estar tudo o mais correcto possível...esperançoso...e num espaço de 5 minutos e depois de quase 3 anos neste vai-e-vem, aparece uma chica esperta, nojenta e nada profissional do meu ponto de vista ( tenho de dizer isto porque senão sufoco!!!) e vira-se ainda meia a sorrir " ou mantem ou piora...melhorar ou passar não irá acontecer...nesta altura seria contra-indicado!!!"

Como??!!
Apeteceu-me atirar-me a ela e gritar-lhe na cara se ela tinha a noção do que tinha dito e da forma que o tinha feito. Que não tinha o direito de acabar assim com a motivação do doente que tinha na frente dela, que a função de uma médica TAMBÉM É zelar pelo bem estar psiquico do doente, motivá-lo, dar-lhe alento, coragem, não desanimar...INDEPENDENTEMENTE dos erros que possa ter cometido e que o possam ter levado aquele Hospital!!

Drª, não tinha esse direito!
Não tem o direito de tirar as forças aos seus doentes!
E para que conste, NÓS não vamos desistir e vamos continuar a esperar...e vamos conseguir!!
(e ainda nos vai dizer o contrário daquilo que nos disse hoje!!)

Comentários

  1. Desejo a Ti e ao teu papá toda a força do mundo!! E conhecendo-te...sei, sem a menor dúvida, que vais conseguir!! VÃO CONSEGUIR!!!

    :*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário